Musculação e envelhecimento

Ao passar do tempo, principalmente após os cinquenta anos de idade, os indivíduos passam a ter uma diminuição de força e de massa muscular, normalmente explicada por fatores biológicos, naturais dentro de um processo de envelhecimento. Valências como velocidade muscular, flexibilidade, resistência muscular e cardiorrespiratória, equilíbrio e coordenação motora também podem diminuir nesta fase da vida.

As restrições nas amplitudes de movimento – isto é: falta de mobilidade para, por exemplo, caminhadas, utilização de meios de transporte (dirigir um carro), subir lances de escadas e até mesmo vestir-se, podem atenuar a qualidade de vida do indivíduo. Esta baixa na qualidade de vida tende a estar associada a diversos fatores, como má nutrição, depressão e falta de atividade física.

Mas… após os 60 anos, é interessante que se pratique musculação? Qual a importância dela para esta idade?

A prática regular de musculação com intensidades moderadas/altas de no mínimo duas vezes na semana é de extrema importância e faz com que a mulher ou o homem tenham aumento na sua capacidade de força, de mobilidade (aumento da independência, por exemplo) e retarda os efeitos do envelhecimento! Vários benefícios físicos podem ser destacados com esta prática, além dos psicossociais!

Portanto, converse com os professores da musculação da Cabral Natação e Fitness, trace seus objetivos e saiba que nunca é tarde para iniciar esta atividade! Envelhecer com qualidade é cuidar da sua saúde física e mental!

 

Referências: Rebelatto et al, 2006; Carvalho e Soares, 2004; Matsudo et al, 2000.

 

CRISTINA GALETTO

CREF 028869-G/PR