A importância de se hidratar durante os treinos.

Independente do seu objetivo com a natação, se aprendizagem, qualidade de vida ou rendimento é de extrema importância durante a prática se manter hidratado.  Porém, por ocorrer em ambiente aquático, temos a sensação de que não suamos enquanto nadamos, não sentimos sede, e que não precisamos levar a tal da garrafinha de água que o professor sempre cobra… e é aí que mora o perigo.

A hidratação aumenta a capacidade física, mantendo a atividade cognitiva e a capacidade muscular em sua totalidade. Assim, evita-se as temidas dores de cabeça, cãibras, lesões musculares e ainda pode-se aproveitar os exercícios, sentindo aquela velha e boa sensação de bem-estar, causada pela liberação de endorfina, entre outros hormônios.

Isso ocorre pois, quando você está realizando um exercício o corpo utiliza a energia ganha na nossa alimentação, se aquece e precisa liberar esse calor para o ambiente, por meio do suor o que pode acarretar em uma significativa perda de líquidos corporais, promovendo assim a desidratação e queda da qualidade da atividade. Para não chegar a esse nível é necessário que reponha os líquidos com frequência.

O que fazer então?

Antes de mais nada, é importante se manter hidratado durante o dia todo, e não só na hora de nadar. E quando for treinar, leve uma garrafinha de pelo menos 500ml para a beira da piscina. Nunca espere sentir sede para se hidratar, quando sentimos sede, nosso corpo já está desidratado. É importante beber pequenos goles várias vezes, ao invés de grandes quantidades de uma vez só.

Professora o que é melhor água ou isotônico?

Isso vai depender da duração da sua aula, intensidade e como se alimenta durante o dia, para isso sempre é bom visitar um nutricionista para melhor te guiar.

Hayanna Piovezan

CREF 029308-G/PR