Você sente mais fome no Frio?

O frio chegou e com ele aquela vontade de comer fora de hora. Você já reparou que sentimos mais fome no inverno? E você já se preocupou em saber por que isso acontece?

Ocorre o seguinte: com a queda da temperatura externa, nosso corpo tende a diminuir sua temperatura interna. Para funcionar perfeitamente, nosso organismo precisa estar com aproximadamente 36,9ºC. Uma das funções dos alimentos é fornecer energia ao corpo para que ele mantenha essa temperatura. Como no inverno está mais frio, precisamos de mais energia para manter o corpo aquecido; portanto, comemos mais. E os alimentos que costumamos ingerir no inverno normalmente são mais calóricos.

Além disso, reduzimos nossa atividade física por causa do frio, pois sentimos preguiça de fazer exercícios, o que pode resultar em aumento de peso.

Mas é possível driblar essas tentações.

Veja as dicas abaixo e saiba como se alimentar corretamente neste inverno:

 

à Não deixe de praticar as atividades físicas que você está habituado.

à Você pode trocar o chocolate quente por chá, ou então preparar o chocolate quente com leite de coco, cacau em pó e açúcar de coco. Lembre – se que o vinho tinto também aquece e é uma bebida saudável, só cuide com o excesso pois é calórico.

à Embora saladas e frutas pareçam muito refrescantes para esta época, não deixe de consumi-las diariamente. Esses alimentos são grandes fontes de fibras, vitaminas e minerais. àConsuma frutas assadas ou cozidas e legumes refogados ou na forma de sopas.

 

Esta dica é importantíssima: não se esqueça de hidratar-se! Tome pelo menos 1 litro de água por dia, e o restante de líquidos pode ser na forma de chás, sucos ou sopas. Embora a transpiração diminua no inverno, nossas necessidades hídricas continuam sendo as mesmas.

 

Se você optar por alimentos mais saudáveis, não ganhará peso em excesso no inverno e, quando  o verão chegar, seu corpo continuará em forma e saudável!

Nutricionista: Melissa Santos CRN 1426

Especialista em Nutrição Esportiva e

Especialista em Fisiologia do Exercício

Especialista em Nutrição Clínica Funcional

Especialista em Fitoterapia Funcional

Personal Chef